segunda-feira, 23 de julho de 2012


Cheesecake com amoras



Uma sobremesa rápida e fresquinha para esta altura em que apetece terminar uma refeição com um doce fresco, mantendo a base pode variar a cobertura a gosto. Já servi com variadas opções, esta foi servida com um frasco de compota de amoras que fiz no verão passado que andava esquecido no armário. Está quase chegar altura para ir à apanha das amoras e fazer novas receitas e inclusive compota.

Ingredientes:
1 pacote bolacha digestiva
60 gr manteiga
400 gr queijo creme
400 gr natas
125 gr açúcar
4 folhas de gelatina
Compota de amoras

Preparação:

Pique a bolacha junte a manteiga e se necessário adicione um pouco de leite até formar uma areia grossa, forre uma forma de mola e pressione bem com ajuda de um copo para ficar bem amassado.
Coloque as folhas de gelatina em água fria.
Bata as natas, em seguida junte o queijo e continue a bater, adicione o açúcar e bata mais um pouco, Dissolva as folhas de gelatina numa colher de sopa de água quente e adicione ao preparado.
Verta sobre as bolachas e leve ao frigorífico até prender de preferência de um dia para o outro.
Na altura de servir cubra com compota de amora ou outra da sua preferência, se esta estiver muito espessa, dissolva com um pouco de água e leve ao lume até ferver, em seguida deixe arrefecer, antes de cobrir o cheesecake. Também, pode optar, por fazer uma cobertura com fruta, por exemplo, pique grosseiramente morangos junte um pouco de açúcar e água e leve ao lume a ferver, adicione uma folha de gelatina para prender um pouco.

quinta-feira, 12 de julho de 2012


Bolo Tiramisu


Uma receita inspirada no blog da Baunilha e Caramelo que serviu para comemorar o aniversário da minha irmã, uma ótima sugestão para os amantes de tiramisu, sem dúvida uma receita a repetir...

Ingredientes

Bolo

4 ovos
4 colheres de sopa de água quente
240g de açúcar
4 colheres de chá de açúcar baunilhado
100g de farinha
100g de farinha maisena
2 colheres de chá de fermento

Calda

150ml de água
100g de açúcar
1 colher de sopa de café em pó
2 colheres de sopa Baileys

Cobertura
200g queijo creme
150g de açúcar
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
2 colheres de sopa de Baileys
200ml de natas
1 colher de sopa de sumo de limão
Chocolate em pó qb

Preparação

Bater ovos com as colheres de sopa de água quente, usando a batedeira eléctrica na velocidade máxima, até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicionar o açúcar e o açúcar baunilhado, bater continuamente durante 2 minutos.
Juntar a farinha, a farinha maisena e o fermento em pó, usando a batedeira na velocidade mais baixa até obter uma massa fofa. Transferir a massa para a forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno a 180ºC até estar cozido (teste do palito).
Retirar do forno, com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma e posteriormente desenformar.
Deixar arrefecer e cortar a meio.

Calda
Dissolver o café em pó em duas colheres de sopa de água quente.
Levar ao lume, num tacho, a restante água com o açúcar até este ficar dissolvido. Retirar do lume e adicionar o Baileys e o café. Misturar bem e deixar arrefecer.

Cobertura

Bater o açúcar e o açúcar baunilhado com o queijo creme, até obter uma mistura homogénea. Adicionar o Baileys e bater mais um pouco.
À parte, bater as natas com o sumo de limão, até ficarem bem firmes. Com ajuda de uma vara de arames, envolver suavemente as natas na mistura do queijo.
Guardar no frigorífico até utilizar.
Montagem

Colocar uma das camadas do bolo no prato de servir. Com um pincel humedecer o bolo com o xarope anteriormente preparado. Cobrir abundantemente o bolo com a cobertura (é muito importante que antes de cobrir o bolo que o bolo esteja totalmente frio) e polvilhar generosamente com chocolate em pó.
Colocar por cima a outra camada de bolo, pincelar com o restante xarope. Cobrir com a cobertura a parte de cima e a lateral do bolo. Polvilhar abundantemente com chocolate em pó.
Levar ao frigorífico pelo menos durante 3 horas.


quarta-feira, 4 de julho de 2012


Bacalhau com brôa



Esta receita encontrei-a numa pesquisa pela internet à alguns anos atrás de como fazer bacalhau com broa e por várias vezes foi prato principal de boas jantaradas com a  família e/ou amigos. É um prato que pede doses generosas de coentros, alho e sobretudo, azeite, porque a brôa faz secar bastante o preparado.

Ingredientes:

 1 brôa de milho bem grande
 4 lombos de bacalhau
 1 pimento vermelho cortado em tiras
 200 gr de bacon em tiras
 Azeite
 Alhos
  Pimenta
 Coentros
 1 cebola grande
 Sumo de 1/2 limão
 1/2 l de leite


Preparação:

Coloca-se os lombos de bacalhau, pelo menos com uma hora de antecedência, no leite temperado com o sumo do limão e com a pimenta.


Desfaz-se o miolo da brôa, temperando-o de seguida com os coentros picados, azeite e alho picado. A brôa deve ficar toda ligeiramente humedecida com o azeite, mas não ensopada.

Desfaz-se o bacalhau em lascas (dê-lhe uma fervura no leite, antes de o lascar), limpando-o das peles e das espinhas e reserva-se o leite.

Junta-se o leite  à brôa e mistura-se bem.

Refoga-se a cebola e 2 ou 3 dentes de alho picados, e junta-se o pimento picado, o bacon e o bacalhau. Deixa-se cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 20 minutos.

Numa assadeira deita-se metade da brôa, a mistura do bacalhau e coloca-se a restante brôa por cima deste.

Rega-se com mais um pouco de azeite e vai ao forno a alourar.
Sirva acompanhado de uma salada e se preferir adicionar também um puré de batata .