sábado, 27 de outubro de 2012


Bolo de chocolate e beterraba




Para o meu aniversário queria inovar e depois de algumas pesquisas encontrei esta receita que levava chocolate e tinha o ingrediente secreto, a beterraba, que por acaso haviam algumas cozidas no frigorífico, foi então hora de por as mãos na massa e o resultado agradou, fica um bolo intenso e a beterraba dá-lhe alguma humidade e se não disser ninguém nota que tem beterraba, sem dúvida uma receita a repetir.


Ingredientes:

250 de chocolate preto

3 ovos

200g de açúcar amarelo

100 ml de óleo

1 colher de sopa de essência de baunilha

100 g de farinha com fermento

50 g de amêndoas raladas

250 g de beterraba cozida


Preparação:

Derreter o chocolate em banho-maria.
Bater os ovos, o açúcar e o óleo numa taça durante 3 minutos com a batedeira, adicionar a baunilha, a farinha e as amêndoas raladas.

Ralar a beterraba, espremer com as mãos para tirar o excesso de líquido e adicionar à massa, juntamente com o chocolate derretido.

Levar ao forno pré-aquecido uma forma redonda forrada com papel vegetal e untada com margarina a cozer durante aproximadamente 50 minutos, a 180ºc. Antes de retirar o bolo verificar com um palito se está cozido.

Como cobertura optei por chocolate, mas também fica bom simples.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Bolo de Dióspiro
 

Não sou muito fã deste fruto mas tanto os meus pais como os meus sogros têm diospireiros e estão sempre a oferecer destes frutos que acho muito doces, mas lá vou comendo polvilhados com canela, tinha alguns a ficar demasiado maduros e resolvi pesquisar uma receita que levasse estes frutos, depois de algumas tentativas encontrei no blog da Laranjinha esta receita de bolo que resolvi testar, posso dizer que ficou muito bom, um bolo denso e perfumado, cá em casa gostamos do resultado final e nem se nota que tem dióspiros.
Ingredientes:
1 gema
250 gr açúcar
2 colheres de sopa de manteiga derretida
 4 dióspiros bem maduros
1 colher de chá de canela
Raspa de meia laranja grande
Raspa de meio limão grande
1/4 colher de chá de sal
300 gr farinha
2 colheres de chá de fermento
1/2 chávena de chá de nozes picadas
1 clara
Preparação:

Bater a gema e adicionar progressivamente todos os ingredientes listados até ao sal.

Quando a massa estiver homogénea, misturar a farinha e o fermento.
Por fim, introduzir as nozes. Juntar esta massa à clara batida em castelo bem firme e envolver com uma colher de pau.
Levar a cozer em forno médio, em forma untada e polvilhada com farinha, aproximadamente 1 hora.

Depois de cozido polvilhei com um pouco de açúcar em pó.

 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Semifrio Baunilha e Chocolate
 
 

Para o almoço do meu aniversário resolvi fazer este semifrio, e claro que não podia faltar o chocolate, esta combinação de baunilha e chocolate resulta muito bem, ficou um semifrio muito gostoso para finalizar um belo almoço…

 
Ingredientes:

Palitos Champagne
1 cálice de Rum

1 pudim estantâneo de baunilha

5 gemas
200gr de açúcar

6 folhas de gelatina
1,5 l de leite

1 colher sopa de manteiga
180gr de chocolate em tablete

2 colheres sopa de farinha maisena
100gr de natas

Preparação creme baunilha:
Numa forma de mola e cubra o fundo com os palitos de champagne, regue com o rum e reserve.Misture o pudim com 2 gemas e 2 colheres de sopa de açúcar. Mexa bem, e adicone 7dl de leite e leve ao lume até engrossar, sem parar de mexer. Retire e adicione ao preparado 3 folhas de gelatina, previamente demolhadas. Misture bem até que derretam por completo. Deixe arrefecer um pouco e verta o creme sobre a base de biscoitos. Leve até ao frigorifico para solidificar.

Preparação creme de chocolate:
Leve ao lume o restante leite com a manteiga e 150gr de chocolate partido em pedaços. Deixe ferver, mexendo de vez em quando. À parte, bata as 3 gemas que sobraram com o restante açúcar e junte a maisena, sem parar de mexer. Adicione este preparado ao leite achocolatado. Leve a mistura de novo ao lume até engrossar. Retire e acrescente a restante gelatina, previamente demolhada. Deixe arrefecer totalmente.

Retire a forma do frigorífico e verta o creme de chocolate por cima.
Leve de novo ao frio até solidificar, ao de um dia para o outro, deve servir fresco.
 

terça-feira, 2 de outubro de 2012


Compota de Amora

O verão é a estação das frutas por excelência, e há que guardar, para ir saboreando no resto do ano, uma das formas de conservar esses sabores é através das compotas, no final de uma tarde de domingo, eu e o meu marido resolvemos ir apanhar amoras, resultaram alguns arranhões e uma bela quantidade de amoras que deu para congelar algumas para futuras receitas e para fazer uma frasquinhos de compota.
 
Ingredientes:
1.3Kg amoras silvestres
600gr açúcar
 
Preparação:
Numa panela junte o açúcar e as amoras e deixe cozinhar em lume brando durante aproximadamente 1h30m, se preferir triture um pouco e deixe algumas inteiras, verifique se a compota faz ponto de estrada, antes de guardar em frascos esterilizados.