sábado, 9 de março de 2013


Peru enrolado com recheio de alheira, maçã e espinafres

 

A carne de aves é muito usada na minha cozinha e esta receita que descobri no blog da Laranjinha tinha uma combinação interessante visto que leva alheira e tem um toque especial com as amêndoas e a canela, a primeira vez que a fiz foi para o nosso jantar especial do dia dos namorados, o recheio faz toda a diferença, é mesmo bom...
 
Com esta receita decidi participar no desafio dos Sete anos à mesa com a Laranjinha, a quem desejo as maiores felicidades e que continue a brindar-nos com as suas deliciosas receitas, muitos parabéns pelo seu livro, está fantástico.

 
Ingredientes:(Receita original)
4bifes de peru finos
6 fatias de queijo tipo flamengo
200 g de espinafres congelados ou grelos
2 dentes de alho
1 alheira
1 maçã reineta média
50 g de amêndoas finamente raladas
pimenta de moinho
noz moscada
canela em pó
água
sal
azeite
2 colheres de sopa de mel
rum
tomilho fresco
batatinhas para assar














Preparação:

Coloque as batatas num tacho, cobra com água e tempere com sal. Leve ao lume e deixe ferver até estarem tenras.


Num tacho deite um pouco de azeite e 2 dentes de alho picadinhos, adicione os espinafres e tape, leve em lume brando a cozinhar até os espinafres estarem macios.


Coloque um fio de azeite numa frigideira antiaderente e leve ao lume, fazendo um golpe na pele da alheira retire-a e coloque-a na frigideira e com ajuda da colher de pau desfaça-a.

Descasque e rale a maçã reineta e junte a maçã à alheira deixando saltear, mexendo até a maçã estar macia e a alheira desfeita.

Tempere com sal, pimenta, noz moscada e uma pitada de canela em pó, retire do lume e adicione a amêndoa finamente ralada, misture bem.

Espalme os bifes de peru e tempere-os com sal, pimenta e um pouco de canela.
Coloque os bifes de peru sobre duas folhas de papel de alumínio, sobrepondo-os ligeiramente de modo a formar um rectângulo.

Cobra os bifes com fatias de queijo e por cima espalhe os espinafres, previamente escorridos, e depois a mistura de alheira e maçã, deixando pelo menos uma margem de 2 cm a toda a volta.

Enrole os bifes como se fosse uma torta com a ajuda das folhas de alumínio e aperte bem. Embrulhe o rolo obtido na folha de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC.

Passados mais ou menos 15 minutos retirar a folha de alumínio e regar a carne com azeite e o mel dissolvido num pouco de rum.
 Junte 2 hastes de tomilho e as batatinhas escorridas e leve novamente ao forno entre 15 a 20 minutos para alourar.

Servi com couves de bruxelas e cenouras baby salteadas em azeite e alho.

Sem comentários:

Enviar um comentário