quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Lombo de porco com molho de mel e laranja



Este lombo serviu para um belo almoço de domingo, nesta altura em que as laranjas abundam na minha cozinha resolvi fazer esta receita com o sumo de laranja que combina muito bem com a carne de porco. Cá em casa gostamos de pratos feitos no forno em que o cheirinho do assado espalha-se pela casa e vai abrindo o apetite.
Com esta receita participei no desafio colocado pela Laranjinha pelo aniversário do seu blog Cinco Quartos de Laranja a quem desejo muitas felicidades e que nos continue a brindar com deliciosas receitas, sendo esta a minha contribuição para a festa dos Seis anos e uma receita de laranja.

Ingredientes:
1 lombo de porco
sumo de 1 limão
sumo de 2 laranjas
1/4 cebola
6 dentes de alho
2 colheres de sopa de mel
1 cálice de vinho do Porto
1 colher de chá de pimentão doce
1 cálice de azeite
3 pés de salsa

Preparação:
Tempera-se o lombo de porco com o sumo de meio limão e sal. Deixa-se repousar 2 a 3 horas (ou de um dia para o outro).

 Juntar todos os restantes ingredientes, com excepção da salsa, e misturá-los, triturando-os, com a varinha mágica. Adicionar agora a salsa picada grosseiramente.
 Levar o lombo de porco a assar só com um fio de azeite. Quando começar a ganhar cor regar com um pouco do preparado anterior. Ir virando o lombo e acrescentando molho aos poucos.
 Quando estiver quase assado,  perto das 2 horas de assadura, partir em fatias e regar com o restante molho. Levar ao forno novamente mais 10 minutos.

 Acompanhei com batata assada no forno.


1 comentário:

  1. Olá Especiarias & Chocolate,
    adorei a tua receita de lombo com mel e laranja.

    Se fizeres favor, inclui no teu post, aqui no blogue, a dizer que participas com esta receita no desafio do Cinco Quartos de Laranja.

    Muito obrigada pela tua participação.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar